terça-feira, 7 de julho de 2020

Positivo
É possível pensar na literatura sem palavras?
Livros ilustrados e o papel das imagens para quem ainda não domina letras e frases são temas do quarto episódio do PodAprender

Livros ilustrados podem ser a porta de entrada para um mundo que apresenta à criança infinitas possibilidades. Publicações que apoiam sua narrativa apenas em imagens cumprem um papel importante, que é o de lançar aqueles que ainda não lêem numa jornada onde se começa a tomar gosto pela literatura antes mesmo de se aprender a ler. Crianças já têm, desde bebês, um ambiente criado para que a leitura do mundo, dos símbolos e dos signos seja estabelecida.
A psicóloga e psicanalista Cláudia Serathiuk destaca que no caso de crianças pequenas, o livro ilustrado é um meio que requer um adulto junto para conduzir a narrativa. "É muito mais necessário um mediador de leitura do que, propriamente, um livro em si, porque o mediador também vai dar acesso à interpretação e à leitura por meio das imagens ou palavras", afirma.
De acordo com o ilustrador Rogério Coelho, é perfeitamente possível atribuir às imagens a responsabilidade pela informação. "Quando se cria um livro com pouco ou nenhum texto, todo baseado em ilustrações, a imagem é a protagonista, é ela que vai ser a responsável pelo conhecimento que a criança vai formar a partir da narrativa criada com essas ilustrações", explica Rogério.
Na primeira infância, uma literatura apoiada em imagens pode ser motivadora no processo de alfabetização. "Para uma criança que está aprendendo a ler, tudo é imagem. Letra também é imagem. A leitura da imagem e a leitura do texto como imagem são muito parecidas. Tudo faz parte de decodificação de símbolos e signos", completa o ilustrador.
Os livros ilustrados e sua importância foram abordados no quarto episódio do podcast PodAprender, com o tema “Literatura sem letras - é possível levar leitura a quem ainda não sabe ler?", que contou com a participação do ilustrador, quadrinista e vencedor do Prêmio Jabuti, Rogério Coelho e de Cláudia Serathiuk, psicóloga, psicanalista e criadora da Bisbilhoteca, livraria infanto-juvenil, em Curitiba.
Com produção da Central Press Brasil, o PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, são abordados temas relacionados à Educação com convidados com vasta experiência na área. O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis. 

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
41 3026-2610 | 41 99135-9541 (WhatsApp)centralpress@centralpress.com.brwww.centralpress.com.br
   
Imagens

Rogério Coelho, iustrador, quadrinista e vencedor do Prêmio Jabuti
foto: divulgação
baixar em alta resolução


Cláudia Serathiuk, psicóloga, psicanalista e criadora da livraria infanto-juvenil Bisbilhoteca
foto: divulgação
baixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário