Copa do Mundo: 11 curiosidades sobre o evento mais importante do futebol
De 14 de junho a 15 de julho, acontecem os jogos da 21ª Copa do Mundo de Futebol masculino, promovida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), na Rússia. Realizada pela primeira vez em 1930, desde então acumulou muitas histórias envolvendo as seleções dos países participantes. Para entrar no ritmo da competição, consultamos a enciclopédia Britannica Digital Learning® e o professor de Futebol do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP), Fábio Bandeira, para descobrir algumas curiosidades sobre o evento:
- A primeira Copa foi realizada em Montevidéu, no Uruguai. O primeiro jogo, entre França e Argentina, contou com uma surpresa: o goleiro francês se machucou aos 26 minutos e, como não era prevista substituição de jogadores naquela época, a seleção teve que se adaptar e colocou o meio de campo como goleiro. Apesar disso, a França ganhou o jogo por 4 a 1. O Uruguai acabou levando a primeira Taça Jules Rimet. A Argentina foi vice-campeã.
- Desde a sua criação, a Copa só deixou de acontecer de 1939 a 1949, por causa da Segunda Guerra Mundial.
- Na copa de 1950, no Brasil, as seleções estavam comportadas: nenhum jogador foi expulso em nenhuma das 22 partidas disputadas.
- As travas altas das chuteiras usadas pelo time da Alemanha, contra a Hungria, em 1954, em um gramado encharcado, foram fundamentais para a vitória. Até hoje, os alemães veem a Adidas, criadora dos calçados, como uma colaboradora da conquista do título.
- O jogo entre Brasil e Inglaterra, na copa da Suécia, em 1958, foi o primeiro empate em zero a zero na história das Copas do Mundo. Como era uma situação inédita, alguns jogadores chegaram a pensar que haveria uma prorrogação.
- A copa de 1962 foi a primeira que brasileiros puderam ver pela TV, apesar de não ao vivo. Fitas de videotape eram trazidas de avião e exibidas dois dias depois da realização dos jogos.
- O tricampeonato pelo Brasil, em 1970, no México, cedeu a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Mas, em 1983, ela foi roubada da sede da CBF. Em 1984, a FIFA fez uma réplica da taça e deu-a de presente ao Brasil. A partir de 1974, a taça passou a chamar-se Taça FIFA.
- A copa de 1982, na Espanha, contou com a maior goleada da história da Copa do Mundo: a Hungria venceu El Salvador por 10 a 1.
- O fato trágico da eliminação do Brasil, na Copa de 2014 nas semifinais, pela Alemanha, pela goleada de 7 a 1, foi a maior derrota da Seleção Brasileira, o maior placar em uma semifinal de Copa do Mundo e o mais desastroso resultado enfrentado por um país-sede na história das Copas.
- Em 2014, a Alemanha foi a primeira equipe europeia a vencer uma Copa do Mundo sediada nas américas.
- O Brasil é o único país a ter participado de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol.
| |
Imagens
Jules Rimet (à esquerda), presidente da FIFA, apresenta o primeiro troféu da Copa do Mundo a Dr. Paul Jude, presidente da Associação de Futebol Uruguaio, depois da vitória do Uruguai sobre a Argentina Créditos: Granger, NYC / The Granger Collection/ Britannica ImageQuest baixar em alta resolução
|
Selo postal uruguaio de 1950, em comemoração ao torneio vencido pela equipe nacional do Uruguai naquele ano Créditos: The Granger Collection / Universal Images Group/ Britannica ImageQuests baixar em alta resolução
|
Gol da Alemanha contra a Hungria na final do Mundial de 1954, na Suíça Crédito: Getty Images / Universal Images Group/ Britannica ImageQuestss baixar em alta resolução
|
1 de julho de 1958: A seleção brasileira após sua vitória de 5 a 2 sobre a Suécia, em Estocolmo, leva o troféu Jules Rimet pela primeira vez Créditos: Getty Images / Universal Images Group/ Britannica ImageQuest baixar em alta resolução
|
Taça Jules Rimet roubada em 1983 Créditos: Hannah Johnston/ Getty Images/ Britannica ImageQuest baixar em alta resolução
|
Romário beija a taça em 1994, quando a seleção brasileira venceu a italiana nos pênaltis, por 3 a 2, na decisão do Mundial nos Estados Unidos Créditos: Dennis Paquin/ AP / Britannica ImageQuest baixar em alta resolução |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário