Saiba como prevenir a depressão em idosos
Assunto será abordado em palestra gratuita no Hospital VITA
A falta de atividades pode se tornar um fator de risco para a saúde dos idosos e torna-los mais suscetíveis à depressão. Por isso, com o objetivo de alertar e esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Hospital VITA, localizado no Batel, realiza neste sábado (30), a partir das 8h, palestra gratuita sobre “Prevenção da depressão em idosos”. A programação faz parte do Viver Mais VITA, programa mensal que oferece à população debates sobre assuntos relevantes à saúde e bem-estar das pessoas com mais de 60 anos.
Durante o encontro, a convidada desta edição Vanessa Granero Pereira, psicóloga, dará dicas de como prevenir, diagnosticar e tratar o problema. Dados do IBGE revelam que são os idosos que mais sofrem com a depressão no Brasil. Dos 11,5 milhões de brasileiros que sofrem com a depressão 11,1% são pessoas acima de 60 anos.
Segundo ela, o transtorno depressivo no idoso pode surgir durante o processo de envelhecimento devido aos acontecimentos recorrentes desta fase da vida que abalam as emoções e resultam em perda de qualidade de vida. Além disso, envelhecer, infelizmente, é conviver rotineiramente com perda de entes queridos, surgimento de doenças, redução de renda e muitas vezes isolamento social. Esses fatores, combinados com causas biológicas e hereditários, podem originar a depressão - doença de difícil diagnóstico, já que os sintomas frequentemente são confundidos com cansaço, preguiça e alterações de humor característicos da idade.
“Os sintomas da depressão resultam em sofrimento, além de prejuízos ocupacional e social. Por isso é indispensável recorrer a um médico assim que os sinais são identificados”, alerta a psicóloga.
Confira, abaixo, os principais sintomas.
1. Humor depressivo durante a maior parte do dia, indicado por relato do idoso ou de terceiros;
2. Diminuição drástica do interesse ou prazer em atividades antes prazerosas;
3. Aumento ou diminuição incomuns do apetite, perda ou ganho significativos de peso;
4. Insônia ou sono excessivo;
5. Sentimentos de inutilidade, culpa excessiva e inapropriada, “complexo de perseguição” ou medo exagerado de doenças graves;
6. Redução na capacidade de concentração;
7. Fadiga ou perda de energia, agitação ou retardo psicomotor (capacidades cognitivas mais lentas).
8. Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
O Viver Mais VITA inicia com exames laboratoriais, seguido de café da manhã, palestra e por atividades físicas e culturais, que têm como objetivo incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. A iniciativa conta com o apoio do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar da programação, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414.
Terceira idade
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.
SERVIÇO
Programa Viver Mais VITA
Palestra "Prevenção da depressão em idosos”, com Vanessa Granero Pereira, psicóloga
Data: sábado, 30 de junho, a partir das 8h
Local: Hospital VITA - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
Palestra "Prevenção da depressão em idosos”, com Vanessa Granero Pereira, psicóloga
Data: sábado, 30 de junho, a partir das 8h
Local: Hospital VITA - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www. hospitalvita.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário