terça-feira, 16 de julho de 2019

Black Maria convida Pedro Luís e a Parede para show em CuritibaO encontro musical de bandas une a versatilidade da música brasileira no palco do projeto Sesi Música
O Sesi Música, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o show das bandas “Black Maria” e “Pedro Luís e a Parede” no dia 27 de julho. O  evento integra dois  grupos com trajetórias consolidadas e que são velhos companheiros de palco em um show de reencontro, em que celebram a versatilidade da música brasileira e os 23 anos de trajetória de ambos. 
Influenciada por “Mutantes”, “Blindagem”, “Sublime” e bandas setentistas como “Stones” e “Led Zepellin”, o grupo curitibano Black Maria surgiu em 1996 com a simples vontade de fazer rock, divertir-se e, porque não, viajar. Formada pelos músicos Franco Calgaro (vocal e guitarra), Beto K (baixo), Rogério Magrão (bateria), Gabriel Teixeira (guitarra) e Henrique Peters (teclados), a banda trilhou uma carreira sólida no cenário da música autoral paranaense e traz em seu repertório poemas musicados do poeta curitibano Paulo Leminski, resgatando também músicas da banda “A Chave”, que teve como parceiro o próprio poeta. 
Do surgimento de Black Maria à atualidade, são quatro CDs e um DVD gravados e o desejo de excursionar consolidado expressivamente, com shows em diversas cidades e festivais brasileiros, como: Porão do Rock – Brasília, Circo Voador e Sexta Sim - Rio de Janeiro, Semp Toshiba - São Paulo e Free Jazz e Curitiba Rock Festival, em sua capital de origem. Shows internacionais em Chicago, Cleveland, Oberlin, nos EUA, Barcelona – Espanha e Munique – Alemanha, e também nos países vizinhos Argentina e Paraguai, fizeram parte de sua trajetória. 
Um dos trabalhos de maior constância e abrangência da banda foi a criação e produção do evento “Segunda que eu gosto”, projeto de música autoral e intercâmbio musical no bar “Era Só o Que Faltava”, durante quatro anos. A iniciativa, que surgiu com o objetivo de criar algo para sacudir as bandas autorais de Curitiba e aproximá-las dos grupos de outras praças, ao dividir o palco com artistas locais e nacionais, chegou ao marco de mais de 300 bandas participantes. 
É nesse cenário que Black Maria e Pedro Luís e a Parede encontraram-se. A PLAP foi uma das bandas convidadas do projeto “Segunda que eu gosto”, em uma sessão memorável que rendeu lotação máxima e a melhor bilheteria de todos os tempos. Retribuindo o sucesso do convite, a banda carioca recebeu os músicos curitibanos em sua cidade natal para participação em um programa de rádio comandado pelos músicos cariocas, e também para uma canja no projeto “CEP 20.000”. 
Curiosamente, foi no palco deste projeto “CEP 20.000”, no mesmo ano de surgimento da banda Black Maria, que surgiram Pedro Luís e a Parede. Desde então, o grupo carioca formado por Pedro Luís (vocal e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim (bateria e percussão), lançou sete álbuns e quatro DVDs. Os artistas já excursionaram pelo Brasil, Japão, França, Portugal, Alemanha, Espanha, Suíça, Bélgica e Estados Unidos. 
Em 2000, a PLAP criou as oficinas de percussão do “Monobloco”, desencadeando um dos maiores fenômenos da revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro. Uma mistura de samba, swing e rock & roll caracteriza o estilo musical do grupo, que já recebeu diversas premiações em sua trajetória Como exemplo está a premiação de melhor grupo no 22º Prêmio da Música Brasileira e, junto ao Monobloco, o Rival Award pela Career Achievement.
Diante de trajetórias tão expressivas, Black Maria e Pedro Luís e a Parede prometem um encontro potente, caminhando do rock’n’roll à batucada, do rap ao samba, do swing a solos de guitarras e percussões. O encontro brinda a versatilidade destes artistas, do rock raiz à música brasileira em toda a sua abrangência. 
O projeto Sesi Música é uma ação do Sesi Cultura Paraná que promove shows de artistas de representatividade na cena local paranaense em parceria com cantores, músicos ou bandas com carreira consolidada nacionalmente. Um dos critérios fundamentais para esta parceria é que os artistas envolvidos tenham alguma conexão musical.

SERVIÇO
SESI MÚSICA APRESENTA:
Black Maria convida Pedro Luís e a Parede
Data: 27 de julho
Horário: 20h
Duração: 60 min
Classificação: livre
Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) pelo Disk Ingressos
Local: Teatro Sesi Campus da Indústria 
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico

FICHA TÉCNICA:
BLACK MARIA
Músicos:
Franco Calgaro: guitarra e voz 
Gabriel Teixeira: guitarra e voz
Beto K: baixo e voz
Rogerio Gabardo: bateria
Henrique Peters: teclados

PEDRO LUÍS E A PAREDE - PLAP
Músicos:
Pedro Luís: vocal e guitarra
Mário Moura: baixo 
C.A. Ferrari: bateria 
Sidon Silva: percussão
Celso Alvim: percussão

Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura /


SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.


Assinatura-de-email-2019-smartcom_Livia

Nenhum comentário:

Postar um comentário