terça-feira, 25 de maio de 2021


 Schoenstatt Curitiba inaugura Praça da Cruz da Unidade

 
Origem, significado, trajeto e expansão de um dos símbolos mais conhecidos chega a capital paranaense No último domingo (23), o Santuário de Schoenstatt, em Curitba, celebrou a inauguração da Praça da Cruz da Unidade, um símbolo característico do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A celebração, que seguiu todos os protocolos de biossegurança, fez parte também da comemoração dos 36 anos do Tabor Magnificat.
 
Na obra do artista João Mouro apreciam-se três símbolos: a imagem de Cristo, a imagem de Maria e o símbolo do Pai. Esta Cruz expressa a bi-unidade que Schoenstatt quer proclamar: Cristo é inseparável de Maria e Maria é inseparável de Cristo.
 
A Cruz da Unidade nasceu como símbolo da primeira geração de sacerdotes chilenos do Movimento Apostólico de Schoenstatt que estudavam no Brasil e criaram a peça em nosso país. Entre 1958 e 1959, quando os primeiros seminaristas pallotinos estavam para serem ordenados sacerdotes, quiseram oferecer ao Santuário da Bellavista, no Chile, que os viu nascer e crescer na fé, um crucifixo que expressasse a imagem de “Cristo Sacerdote”. Assim surgiu a ideia de representar no “Cristo dos Vínculos” a Cristo, que é a força do Espírito Santo e que está profunda e intimamente vinculado como Filho ao Pai, e também a Maria, sua Mãe, como colaboradora e companheira permanente da sua Missão Redentora dos homens, “Cristo da Unidade”, que une o céu e a terra; “Cristo Bom Pastor” que refletindo o Amor do Pai une os homens a Deus e os homens entre si, tornando-os filhos de um mesmo Pai.
 
Sobre o Santuário Sschoenstatt Tabor Magnificat:
Em um terreno de 59.362,15 m2, localizado no bairro Campo Comprido, está situado o Santuário de Schoenstatt, cuja palavra significa belo lugar, e que em 2021 completa 36 anos. Com uma capelinha emoldurada por araucárias e com um impecável jardim, Schoenstatt é um refúgio de inúmeros fiéis. Ali a paz é sua mais acertada característica que atrai turistas de todo o mundo. Mais de 20.000 pessoas passam pelo espaço mensalmente.
 
Em Curitiba, a construção com ares alemães ganhou um jardim brasileiro, o Santuário de Schoenstatt está rodeada por lindas araucárias, azaleias, beijinhos, cravos e outras flores muito conhecidas do lado de cá do Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário