Cardiologista do Hospital Santa Cruz participa de congresso no México sobre prevenção de tromboembolismo venoso
Evento reuniu reconhecidos profissionais da área na América Latina
O médico cardiologista do Hospital Santa Cruz de Curitiba-PR, Dr. Valdir Lippi Junior, participou do VTE Safety Zone Meeting Latin America, na Cidade do México, no final de julho. O evento reuniu os principais profissionais no campo de prevenção de tromboembolismo venoso da América Latina e é o principal palco de discussão de novos protocolos e atualizações científicas na área.
Os conteúdos são focados principalmente na área Clínica, Cirúrgica e Oncológica, especialidades na quais a trombose venosa é mais frequente. “Participar do evento é uma ótima oportunidade de compartilhar as práticas positivas que temos no Hospital Santa Cruz e de trocar experiências com profissionais de referência”, afirma o cardiologista.
O Hospital Santa Cruz é referência em prevenção de trombose venosa devido ao seu alto índice de avaliação de risco e prescrição de medidas preventivas, incluindo terapias medicamentosas. “Estamos de acordo com as metas internacionais de prevenção. Considerando que a doença é uma das mais frequentes e letais, estamos na vanguarda de Curitiba em relação à segurança do paciente neste segmento”, finaliza.
Protocolo TEV
O Tromboembolismo Venoso (TEV), mais conhecido como trombose, é uma das complicações mais comuns em pacientes internados. Isso acontece porque ela atinge principalmente pessoas com restrições de mobilidade. “O paciente passa a ficar mais tempo deitado ou sentado e, com isso, consequentemente há uma diminuição na velocidade do fluxo sanguíneo, especialmente dos membros inferiores”, explica o Dr. Valdir Lippi Junior. “As pernas podem apresentar inchaço, endurecimento e vermelhidão local, além de dor, especialmente nas panturrilhas”, explica. Pacientes que tenham sofrido infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e câncer, também têm maior predisposição à doença, principalmente em longos períodos de internamento.
Com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes durante o período de internamento, o Hospital Santa Cruz conta com uma equipe responsável pelo Protocolo TEV e com uma série de ações para combater e prevenir a trombose em pacientes hospitalizados. “Médicos, farmacêuticos clínicos, enfermeiros e fisioterapeutas formam a equipe multidisciplinar que vai cuidar para que as chances de o paciente ter esse problema sejam minimizadas”, explica Lippi.
Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário