20MINUTOS.MOV realiza mostra de artistas residentes da nona edição e recebe espetáculo convidado
Mostra será realizada na Casa Hoffmann, no Espaço NÓ e no Museu Paranaense (foto: Giovana Bertoldi)
O público interessado em acompanhar o processo de criação artística de diferentes profissionais, tem um prato cheio em Curitiba esse mês. De 16 a 19 de março o programa de residências artísticas 20MINUTOS.MOV realiza sua Mostra de Processos de oito artistas residentes que participam desta nona edição. A programação ocorrerá em três espaços diferentes da cidade: o Museu Paranaense, a Casa Hoffmann e o Espaço Nó.
O público poderá acompanhar o processo de trabalho de Bernardo Stumpf, Cayo Vieira, Giovanni Venturini e Lívea Castro, Laremi Paixão, Priscilla Pontes, Renata Roel e Vitória Gabarda.
Durante os últimos três meses, o grupo recebeu uma bolsa do programa para desenvolverem suas pesquisas individuais e também recebeu artistas de outras regiões que ministraram consultorias e oficinas para os participantes do programa e também para a comunidade.
O último artista convidado a participar desta edição será Eduardo Fukushima, que abre a Mostra de Processos com seu trabalho “ENTRE CONTENÇÕES” e ainda realiza o “Laboratório CAIR - Práticas Corporais e Estudos de Dança e Imagem”. Essas duas ações contam ainda com a parceria da Casa Hoffmann e integram a programação de comemoração de vinte anos do local.
Desde janeiro essa edição também já recebeu os bailarinos e coreógrafos Neto Machado e Jorge Alencar; e a artista e psicóloga Castiel Vitorino Brasileiro.
O 20MINUTOS.MOV
A coordenadora do programa Cândida Monte (de vermelho) com artistas residentes da nona edição (foto: Eduardo Simões)
Nos últimos treze anos, o programa já realizou nove edições e incentivou dezenas de artistas, tendo sido em muitos casos a incubadora de pesquisas artísticas que mais tarde se transformaram em espetáculos ou se desdobraram em outras ações.
A plataforma criativa foi idealizada em 2010 por Cândida Monte e Wellington Guitti e incentiva artistas de diversas linguagens com bolsas de pesquisa, intercâmbio com artistas de outras localidades e ações compartilhadas com o público. Cândida além de coordenadora do programa também é curadora ao lado de Neto Machado.
Todas as ações deste projeto são gratuitas e realizadas com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO
MOSTRA DE PROCESSOS 20MINUTOS.MOV
de 16 a 19 de março de 2023 em Curitiba
Mais informações: www.instagram.com/20minutosmov
🔥 DIA 16 (quinta)
20:00 | Casa Hoffmann
Espetáculo de abertura "Entre Contenções" de Eduardo Fukushima. Na sequência teremos a Mostra de Processo de Giovanni Venturini e Lívea Castro.
🔥 DIA 17 (sexta)
20:00 | Casa Hoffmann
Mostra de Processo de Laremi Paixão e Priscilla Pontes.
🔥 DIA 18 (sábado)
11:00 | MUPA (Museu Paranaense)
Mostra de Processo de Vitória Gabarda. Ela se apresenta e cria uma instalação no MUPA.
20:00 e 21:00 | Espaço NÓ
Mostra de Processo de Cayo Vieira. Ele faz duas sessões com público reduzido.
🔥 DIA 19 (domingo)
20:00 | Espaço NÓ
Mostra de Processo de Bernardo Stumpf e Renata Roel.
🎟 ENTRADA GRATUITA
Ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões. Na Mostra do artista Cayo Vieira meia hora antes.
📋 FICHA TÉCNICA DA 9a. EDIÇÃO
Coordenação artística: Cândida Monte
Curadoria: Cândida Monte e Neto Machado
Provocações: Castiel Vitorino Brasileiro, Eduardo Fukushima, Jorge Alencar e Neto Machado
Artistas residentes: Bernardo Stumpf, Cayo Vieira, Giovanni Venturini e Lívea Castro, Laremi Paixão, Priscilla Pontes, Renata Roel e Vitória Gabarda
Direção de produção: Wellington Guitti
Assistência de produção: Cindy Napoli
Desenho gráfico: Bernardo Stumpf
Registros de foto e vídeo: Cayo Vieira e Giovana Bertoldi
Comunicação: Eduardo Simões
Produção: Expressão Criação e Produção Cultural
Parceria: NÓ movimento em rede e Redesencontros
Nenhum comentário:
Postar um comentário