sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Escola também é lugar para estudar empreendedorismo e tecnologia
Desafio Paraná prepara futuros jovens empreendedores com projeto inovador
O despertar para o empreendedorismo e para a inovação pode começar mais cedo do que se imagina. Adolescentes de escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) estão descobrindo essas possibilidades no projeto ”Juventude Conectada”, mais uma iniciativa oferecida pela organização do concurso cultural Geração Empreendedora – Desafio Paraná- desenvolvido pela Volkswagen e pela organização social Aliança Empreendedora, com apoio do Governo do Estado do Paraná, que tem como objetivo capacitar e premiar jovens empreendedores.
“Também oferecemos capacitação e desenvolvemos o empreendedorismo. Por isso, além do concurso, que conta com versões on-line e presenciais, o Desafio Paraná realiza treinamentos e projetos que incentivam a prática de empreender para jovens da rede pública que consideram isso algo muito distante da realidade deles”, explica Barbara Rouze, coordenadora da 3ª edição do concurso cultural. O projeto "Juventude Conectada", lançado em 2018, foi implantado em cinco escolas estaduais da capital paranaense e RMC e está atendendo cerca de 250 alunos com idade entre 14 e 18 anos.
O objetivo do projeto é oferecer noções básicas de empreendedorismo e desenvolver competências e habilidades digitais e tecnológicas dos participantes. A primeira etapa do projeto consistiu na avaliação da estrutura das escolas participantes e a implantação do “Espaço Maker”, local com recursos tecnológicos para o aprendizado prático do conteúdo da capacitação. As aulas são ministradas por instrutores da ONG WAAS (We Are All Smart – Somos todos inteligentes) e utilizam a metodologia WAAS, baseada na cultura ninja e movimento maker.
O conteúdo é composto por três importantes pilares: cidadania digital, criatividade digital e empreendedorismo digital. Cyberbullying e cybersegurança, pegadas digitais, empatia digital, programação básica (web, games e mobile), internet das coisas (com uso do Arduíno e outras ferramentas), robótica experimental, noções de impressão 3D e prototipação, negócios digitais e noções sobre novos consumidores e tecnologia colaborativa fazem parte do treinamento dos adolescentes.
A iniciativa já vem colhendo resultados no dia a dia dos estudantes. “O projeto é fabuloso, pois trouxe uma nova perspectiva para os alunos. Eles estão tão motivados com a possibilidade de produzir algo novo que isso está refletindo também no comprometimento deles com o estudo”, revela João Thomaz Millek, diretor da escola estadual Prof. Altair da Silva Leme, localizada em Colombo (PR). Antes do projeto a escola não possuía nem laboratório de informática e agora conta com notebooks para utilização dos alunos.
Além da capacitação e investimentos no espaço maker, as escolas participantes ainda podem ser mais beneficiadas: no sábado (1º/12) os alunos do projeto participam do “Hackateen”, uma espécie de maratona de programação que irá premiar as escolas vencedoras. O primeiro lugar será contemplado com o valor de R$ 5 mil para investimento em melhorias na escola, o segundo com um kit básico do Arduíno e o terceiro com um jogo de chaves para o laboratório de informática e tecnologia.
Sobre a Volkswagen do Brasil
Com 65 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.
A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, é a marca que mais cresce, tanto em Vendas como em Participação de Mercado, e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,7 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Sobre a Aliança Empreendedora
Fundada em 2005 em Curitiba (PR), a Aliança Empreendedora é uma organização social que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem negócios inclusivos, além de implementar projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda que oferecem conhecimento, desenvolvimento de redes de relacionamento e mercado e facilidade crédito. Desde sua fundação já apoiou mais de 50 mil empreendedores, por meio de cerca de 130 projetos e mais de 90 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, postos de trabalho e renda através do empreendedorismo. Com sua ação em prol da inclusão e desenvolvimento econômico e social já recebeu diversos reconhecimentos, como o prêmio Visionarius UBS e foi considerada a ONG mais confiável no Brasil na categoria Geração de Renda pela revista Reader´s Digest. Também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).
Mais informações: http://aliancaempreendedora.org.br/
   
Imagens

Projeto "Juventude Conectada" leva aulas de empreendedorismo e competências digitais a escolas estaduais do Paraná
Crédito: ONG WAAS 
baixar em alta resolução


Alunos do CE Estadual Altair da Silva Leme participantes do Projeto "Juventude Conectada"
Crédito: ONG WAAS
baixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário