quinta-feira, 12 de abril de 2018

Vozes de Outras Cidades apresenta Carlos Careqa
 Casa Heitor recebe show gratuito do artista no dia 12 de abril


Crédito: Edson Kumasaka

O projeto Vozes de Outras Cidades, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, traz para Curitiba o show do cantor, compositor, ator e produtor Carlos Careqa. Suas músicas são reconhecidas no mercado nacional pelo humor e versatilidade de gêneros, que vão do erudito ao rock. A apresentação gratuita ocorre no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França, no dia 12 de abril, a partir das 20h.
Como descreve Zeca Baleiro em uma biografia do cantor, Carlos Careqa é um dos personagens mais curiosos da música brasileira, a começar pelo nome. Um artista completo e cheio de atitude. Em suas letras aborda temas como o amor e o cotidiano, algumas com pitadas de irônia, outras com um grande lirismo. Tais fatores o associam à vanguarda paulista, importante movimento da cena paulista do início dos anos 1980. Neste período, teve uma grande convivência e parceria com Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé, dois dos principais nomes do movimento. Entre as suas influências estão: Chico Buarque, Tom Waits, Arrigo Barnabé, Hugo Montenegro e Sua Orquestra, entre outros.
Nascido em Lauro Müller, interior de Santa Catarina, radicou-se em Curitiba, onde estudou teatro e música. Começou a se apresentar em casas noturnas, na década de 1990, quando morou em Berlim, na Alemanha, e Genebra, na Suíça. Ao longo de sua carreira lançou 13 CD’s, sendo dois em homenagem a Tom Waits. De volta ao Brasil, estabeleceu-se em São Paulo e integrou o grupo Pêlo Público. Associou-se a músicos da vanguarda paulistana, entre eles, seu amigo Arrigo Barnabé, com quem dirigiu o selo Thanx God Records.
Careqa também trabalhou como produtor e compôs trilhas sonoras para teatro e comerciais de televisão. Participou de alguns filmes do cinema nacional, entre eles “A Canção de Baal”, de Helena Ignez, e “Alô”, de Mara Mourão, além de óperas com Arrigo Barnabé, como “O Homem dos Crocodilos”, encenada em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Algumas de suas canções foram gravadas por Vania Abreu, Daniela Mercury, Daniel, Chico Buarque, Monica Salmazo, Liliana Herrero (Argentina), Alexandre Nero, André Abujamra, entre outros.

Sobre Vozes de Outras Cidades – o projeto é uma iniciativa do Sesi Cultura Paraná que contempla compositores, músicos e intérpretes de música popular urbana de outras regiões, que desenvolvem seus trabalhos autorais em um formato mais intimista, seja individual ou em duos e trios.

Serviço
Vozes de Outras Cidades apresenta Carlos Careqa
Data: 12/04
Horário: 20h
Valor: gratuito
Classificação: livre
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Centro
Observação: sujeito a lotação

Mais informações:

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário