Sesi Cultura prorroga inscrições para Núcleo de Artes Visuais
Artistas iniciantes e não iniciantes podem se inscrever até 23 de abril
O Sesi Cultura Paraná prorrogou as inscrições para o Núcleo de Artes Visuais 2018. O projeto faz parte do Núcleos Criativos da entidade, que busca contribuir para a formação de artistas iniciantes e não iniciantes que pretendem ampliar seus conhecimentos e desenvolver processos artísticos. O prazo de inscrições é até 23 de abril, pelo site www.sesipr.org.br/cultura .
O Núcleo de Artes Visuais do Sesi-PR tem como foco o desenvolvimento da poética e pesquisa pessoal de cada artista e trabalha com temas referentes a profissionalização, pensando em toda a cadeia do mercado das artes visuais. Em 2018, o projeto oferecerá 10 vagas para artistas e 2 vagas para curadores de todo o território nacional, iniciantes e não iniciantes, que ao longo de quatro meses desenvolverão seus processos criativos orientados pela pesquisadora Beatriz Lemos. Além de encontros coletivos e individuais, os artistas participarão de uma série de oficinas e palestras com críticos, historiadores, artistas e curadores.
Por meio de uma formação continuada e que promova a reflexão sobre o fazer criativo, o Núcleo de Artes Visuais pretende atuar na linguagem e visão crítica dos participantes, além de propiciar um espaço para experimentações poéticas e desenvolvimento de linguagens contemporâneas; promover a diversidade da produção contemporânea, a experimentação e a articulação das linguagens artísticas com outras áreas do conhecimento; oferecer, gratuitamente, um processo de aperfeiçoamento de excelência em artes visuais; tecer uma rede de trocas entre os artistas e agentes de outras localidades; promover a democratização da cultura e acesso aos bens culturais; incentivar e promover o cenário das artes visuais no estado.
Os inscritos serão selecionados por uma comissão que analisará as inscrições enviadas a partir das normas presentes no edital 218/2018 de seleção do projeto Núcleos Criativos Sesi-PR. Todas as atividades serão realizadas no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, a partir de 9 de maio, em Curitiba. Informações gerais sobre o edital poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3271- 9254 ou pelo e-mail nucleodeartesvisuais@se sipr.org.br.
Sobre Beatriz Lemos - membro do Comitê de Indicação PIPA 2016, Beatriz Lemos (Rio de Janeiro, RJ, 1981) é mestra em História Social da Cultura (PUC-Rio). Atua como curadora especializada em artes e redes digitais. É editora do selo de publicações Sismos Editorial e idealizadora da plataforma Lastro (www.lastroarte.com). Desde setembro de 2015, integra o programa Curador Visitante da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que se desenvolve para a Biblioteca e Centro de Documentação e Pesquisa.
Serviço
Cronograma de inscrições e seleção para o Núcleo de Artes Visuais do Sesi-PR 2018
Inscrições: até 23 de abril
Avaliação das propostas: 24 a 29 de abril
Publicação do resultado: 30 de abril
Início do programa de formação: 09 de maio
Local das atividades: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Mais informações:
SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário