quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Aprende Brasil comemora resultados do Ideb
Sistema de ensino apresenta melhor resultado histórico em todas as fases da Educação Básica
Divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) confirmaram a qualidade da educação nos municípios que utilizam o sistema de ensino Aprende Brasil. O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. Divulgado a cada dois anos, o Ideb é obtido por meio da nota da Prova Brasil e da taxa de aprovação.
A rede conveniada do sistema de ensino Aprende Brasil - mais de 220 municípios brasileiros - apresentou índices acima da média nacional em todas as fases da Educação Básica. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as cidades conveniadas obtiveram média 6,2, frente à média nacional de 5,6. Nos anos finais, a diferença foi de 5,0 para 4,3. Enquanto 59% dos municípios brasileiros atingiram a meta estipulada para os anos iniciais em 2017, na rede conveniada essa porcentagem foi de 84%. Uma parcela menor já alcançou inclusive as metas para 2021: 35% das cidades brasileiras e 54% das conveniadas ao Aprende Brasil. Nos anos finais, as metas de 2017 foram alcançadas por 26% dos municípios brasileiros e por 34% da rede conveniada. Já as metas para 2021 foram conquistadas por 8% dos municípios brasileiros e por 16% da rede conveniada.
Nos anos iniciais, destacam-se os municípios de Bom Sucesso do Sul (PR), com índice 7,7; Floreal (SP), com índice 7,7; Santiago do Sul (SC), com índice 7,6; Tupassi (PR) e Realeza (PR), ambos com índice 7,5. Em Minas Gerais, destaca-se Carmo da Mata (7,4) e, no Rio Grande do Sul, Carlos Barbosa (7,3). Todas essas cidades superaram a média nacional - e também a dos seus respectivos estados - e já ultrapassaram as metas para 2021.
No Espírito Santo, a cidade de Iconha, com 13,5 mil habitantes e localizado a 96 km da capital, obteve nota 6,6 nos anos iniciais, resultado 4,8% maior que o anterior e também já ultrapassa a meta estipulada para 2021. Para a secretária de Educação do município, Maria Helena Longue Mozer de Mattos, o sucesso é resultado de muito trabalho. “Na educação nós acabamos pensando que nunca está bom, sempre dá para melhorar, mas com certeza ficamos felizes com o resultado alcançado e esperamos chegar no topo da lista de melhores notas em breve”, diz. Para ela, o trabalho diferenciado começa desde a creche e vai preparando a criança com uma mentalidade diferente para os próximos anos. “Muitos não entendem o investimento que fazemos em educação. Há dez anos utilizamos o Aprende Brasil do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental e estamos colhendo os frutos agora. Não é de uma hora para a outra, é um trabalho que demanda paciência”, explica.
O sistema de ensino Aprende Brasil contribui para padronizar a educação de qualidade nas cidades. “Todos os  alunos utilizam o mesmo material de ensino, promovendo oportunidades iguais e inclusão digital. Isso faz com que o nível de aprendizado de todos seja uniforme e com a mesma qualidade”, salienta a gerente de produto do Aprende Brasil, Damila Bonato.
Com o convênio do Aprende Brasil, as redes municipais de ensino utilizam o material didático, apoio pedagógico, assessoria na gestão, formação continuada dos professores e sistemas de monitoramento de qualidade. Além disso, o sistema de ensino conta ainda com o Portal Aprende Brasil On - um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Além disso, o sistema possibilita ao gestor da escola, ao professor e aos familiares o acompanhamento do processo escolar, por meio de relatórios, com análises inteligentes sobre o desempenho de cada aluno ao longo de sua trajetória.
Para Damila Bonato, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com as escolas. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença - e isso reflete nos resultados”, afirma a gerente. O Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 240 mil alunos.
   
Imagens

Sistema de Ensino Aprende Brasil é utilizado em escolas municipais
Crédito: Divulgação
baixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário