segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Dia do Alzheimer terá palestras e debates abertos ao público em Curitiba; doença atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil

A cada três segundos, uma pessoa desenvolve demência no mundo. Evento em Curitiba nesta sexta, 21, discutirá a doença de Alzheimer e é gratuito ao público

O médico geriatra Dr. Tupiná - Foto Patrícia Jerônimo.png
Bate-papo com Dr. Tupiná em Curitiba, geriatra e diretor científico da Associação Brasileira de Azheimer (Foto: Patrícia Jerônimo)

É preciso falar do alzheimer. Sobre suas causas e o que a ciência já sabe sobre como evitá-lo, retardar seu aparecimento ou lidar com o avanço da doença, que na maioria das vezes acomete os mais velhos. Na próxima sexta-feira, 21 de setembro, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Por isso a Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) promove um evento para todos os interessados no assunto. Será no asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. 

O evento terá palestras, mesas de conversa e a presença de médicos e cientistas especializados no assunto. Entre eles está o médico geriatra José Mário Tupiná Machado, diretor científico da Abraz. "É preciso democratizar as informações que a medicina dispõe sobre a doença. E alertar as pessoas sobre seus hábitos de vida, que influenciam demais na velhice e no aparecimento ou não de doenças como o Alzheimer", afirma o médico.

A equipe de geriatria da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba também estará presente no evento. Os profissionais da saúde vão participar de uma mesa redonda sobre o assunto. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

A DOENÇA DE ALZHEIMER

O alzheimer atinge as funções intelectuais. É uma doença progressiva e irreversível que causa na maioria das vezes esquecimento, desorientação e distúrbios da comunicação e da capacidade de realizar tarefas cotidianas. Depois dos 65 anos a probabilidade da doença de desenvolver aumenta consideravelmente.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Alzheimer, o Brasil tem mais de 1,2 milhão de pessoas com a doença. E esse número deve dobrar até 2030. 

SERVIÇO
Encontro com debates e palestras sobre a Doença de Alzheimer
Local: Asilo São Vicente de Paulo (Rua São Vicente, 100, Juvevê, Curitiba/PR)
Data: 21 de setembro de 2018 (sexta-feira), à partir das 17:00 
Entrada gratuita

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário