quarta-feira, 30 de maio de 2018

Perfil do Mês com a Super Produtora Cultural de Eventos Paranaense e Nacional ADRIANA RUSSA de LUCCA da FOX Produções Artísticas.

Antes de qualquer coisa, talvez você possa se perguntar: " Mas afinal, quem é Russa?"
Registrada como Adriana, recebeu de um amigo o apelido de Russa!
Imprimiu feito tatuagem!

" Muitas vezes me chamam de Adriana e eu tenho que rebobinar o cérebro para lembrar ... OPA! Eu sou a Adriana "

Fisioterapeuta, pós graduada, bailarina.
Trabalhava em um posto de vendas de livros universitários dentro de uma faculdade. Nas horas vagas, lia os livros. Isso fez com que se interessasse pela fisioterapia.
Ao mesmo tempo em que ingressava na Faculdade, a família passava por dificuldades financeiras,  e ter aulas de Ballet,  já não fazia mais parte da realidade. 

" Consegui uma meia bolsa de Ballet, o que me rendeu mais  alguns meses de aula, mas para bancar os figurinos dos espetáculos, eu vendia Sfira, bolo, pirulitos.
Naquela época,  Ballet era para quem tinha grana!
A questão era,  eu trabalhando,  teria dinheiro para pagar as aulas de Ballet, mas não teria tempo.... Então optei por trabalhar! 
Consegui emprego em um posto de vendas de livros universitários dentro de uma faculdade. Nas horas vagas, para não morrer de tédio, lia os livros. Isso fez com que se interessasse pela fisioterapia. Depois fui trabalhar em uma loja no Shopping Mueller, recém inaugurado, " Jesuiiissss como to velha " 
Pra conseguir esse emprego, fiz um esquema com uma amiga que trabalhava na mesma loja. Eu tinha que trabalhar todos os sábados pela manhã, mas eu também retinha aulas na faculdade nesse horário..então eu trocava com ela ... Ela trabalhava todos os sábados e eu, todos os domingos! Anos seguidos sem um domingo livre! 
Vender era comigo mesma! Aprendi muito com minha mãe, uma empreendedora fantástica!
Continuei vendendo os pirulitos na Faculdade. Eu era famosa...nem Adriana....nem Russa... Eu era a " Menina do Pirulito". A galera adorava! Uma receita de família, eu utilizava umas formas em formato de bichos, eram lindos! Pavão, foca, macaco...tinha uns 20 tipos diferentes! Estudava pela manhã, trabalhava no shopping até as 22:00, chegava em casa fazia pirulito!" Moleza!

Não ficou só nisso! À medida que o tempo passava, sentia falta da Arte. Precisava de algo que alimentasse a alma, que desafiasse sua personalidade irrequieta. Por que não produtora? Afinal, quer desafio maior?

" No meu horário de almoço, sentei numa lanchonete e cheguei à conclusão de que não sabia o que eu queria, mas sabia que trabalhar em loja eu não queria mais. Voltei para loja e pedi as contas ! Simples. 
Num dia, daqueles bem preguiçosos, uma amiga me pediu para acompanhá-la até uma emissora de televisão, ela precisava buscar uma material para portfólio. Não me recordo qual emissora, mas quando entrei, olhei para aquilo tudo e falei ....cá com meus botões: " eu quero trabalhar com TV "
Olhei para a pessoa que nos atendia e disse: " Almir, quero trabalhar aqui!" 
Ele olhou, não entendendo nada, e me perguntou: o que você faz? Já trabalhou em TV?
Respondi com a maior cara de pau: eu trabalhava como consultora de moda, de TV não entendo nada, mas me de uma semana que eu aprendo tudo! Metida a moça, não ?
Lógico que ele soltou uma gargalhada, mas não despresou tamanha segurança !  Pegou um cartão pessoal e escreveu no verso: Lu, a Russa é uma amiga, produtora de figurino! Veja o que você pode fazer por ela! Beijos Almir
Essa pessoa definiu minha vida, minha profissão !  Eu nunca mais encontrei com ele, foi um único encontro. Acredito que nem se lembre disso, mas eu nunca esqueci dele. 
E lá fui eu falar com a tal Lu na famosa TV Bamerindus !!!!!! 
Pense numa pessoa cara de pau? Sou euzinha!
- você tem experiência ? 
-sim! ( mentira ) inventei uma história, aproveitando o fato do meu irmão na época fazia teatro, disse que já tinha produzido para algumas peças dele...
- Você faria uma produção , sem remuneração, só para eu conhecer seu trabalho?
- Sim, claro!
Aí, meu amigo.... Foram quase 30 dias trabalhando numa novela, vestido 45 figurantes ! Me dei bem, amaram meu trabalho, e nunca mais parei ! 
Me aventurei em vários setores de filme publicitário ... Figurino, objetos, cenografia, direção de arte e por fim, coordenadora de produção! Trabalhei em todas as Produtoras de Curitiba, vários studios de fotografia. Fui a primeira, a ter uma equipe fixa de produtores, o mercado publicitário fervia em Curitiba, a gente fazia 3...4 filmes ao mesmo tempo! Uma doideira.
 Sempre amei desafios, se era uma produção complicada, chamavam a Russa! Fui buscando conhecimento, fiz cursos de Direção de Produção. A maluca que encapou os monumentos de Curitiba com tecido!
Você Imagina o parque Tanguá encapado com tecido? Opera de Arame? Botânico ? Tem o filme na minha página para provar o que estou falando!

Russa, também trabalhava com shows musicais,  nacionais e internacionais. Figura conhecida no cenário do Reggae nacional. 
A música sempre foi seu elixir!
Haja visto, que Russa e Elixir são dois nomes inseparáveis! 
O Elixir é um dos bazares mais conhecidos e respeitados de Curitiba, um evento criado para dar suporte e abrir frente de venda ao empreendedorismo. 
Empreender é sinônimo de desafio ! Agora você imagine isso somado a experiência de produção? 

" nunca entendi o por que? De tantas portas se fecharem pra você, antes mesmo de você abrir a sua! Se você vende pão ou vende joias, isso não importa! Você  é um empreendedor e precisa comercializar seu produto. 
Como alguém que está iniciando, que ainda não tem um capital de giro vai conseguir abrir um comércio ? A burocracia e os impostos quebram em cacos, o sonho de qualquer um! Fico Indignada!
Já tive loja e sei, que não é fácil manter uma porta aberta, no Brasil!
Nós estamos falando de homens e mulheres, arrimo de família, que sustentam uma família inteira e formam filhos, vendendo de bazar em bazar...de feira em feira! Essas pessoas merecem respeito pelo seu trabalho e seu produto!
Aproveitei da minha experiência como produtora e o sangue de comerciante, criei o Elixir! 
Não se trata apenas de um bazar , além de produzir o espaço, com o conforto e infra estrutura que realmente merece o expositor e o cliente, dou um suporte na técnica de vendas, montagem dos stands, ombro amigo, parceira! 
A produção  é paga para resolver problemas, e não trazer! É isso que venho tentando todo esse tempo! Ajudo no que posso! 
Um bazar, não se resume em vender um espaço , é muito mais do que isso! O que me causa uma certa irritação, é quando vejo bazares em todas as esquinas, produzidos de forma irresponsável, banalizando um trabalho !
Um Bazarento, como carinhosamente intitulo os  expositores, merecem respeito! Os clientes, merecem respeito! Simples.
O colaborativismo é a palavra do momento, mas para mim, ela já existe faz tempo! Essa é base de uma feira ou um bazar. 
Uma ciranda não gira se você não der as mãos ao colega do lado, certo? O empreendedorismo também não! Foi pensando nisso que também criei, junto com amigos a Arca Aliança Criativa. Um projeto que surgiu dentro de Centro de Criatividade Astrolabio, onde eu trabalhava como gerente. 


Sabemos que produtor não se faz, se nasce produtor! Você  aprende muito com outros profissionais, mas não existe uma Faculdade de Produtores, isso está no sangue, na alma. Como a Russa costuma dizer:
 "produtor que é produtor ...produz de batizado a Rock'nRio! Tudo é uma questão de desafios"
Além, de ter escrito uma história no mercado publicitário de Curitiba, sempre envolvida em ações culturais e sociais da nossa cidade, fomentar o empreendedorismo, Russa ainda atua como produtora freelancer! 
Atualmente, assina a coordenação de produção de um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, o Gastronomix.

" vixi, amigo! Não é fácil .... Mas amo produzir eventos gastronômicos. Aqueles que você descansa, carregando pedra! 
Confesso que não sou de muitos sorrisos quando estou em projetos desse porte, nem posso ! Sou exigente e brava, mas também sei ser mãezona de todos. Quando a equipe é grande, tem que ter pulso, se não a coisa desanda. 
Tive a maior sorte do mundo com a equipe do Gastronomix , são fantásticos ! Uma galera de respeito. 
Você  não faz idéia do que é viajar o Brasil com uma produção deste tamanho, sabe como? Tipo circo, carrega tudo no caminhão, junta a trupe e Bora ser feliz!, fazendo acordo com São Pedro, tentando entender as características de cada cidade, coisa de gente maluca !
Mas vamos combinar... Se não fosse assim...não teria a menor graça !

Afinal, que é a Russa? 
Russa é tudo isso aí! 
Se você quiser conhecer um pouquinho mais dos trabalhos da Russa, curta a página Fox Produções Artísticas ! 



3 comentários:

  1. Russa
    Adorei
    Senti saudades de quando participava dos bazares com minha filha.

    ResponderExcluir
  2. Saudades de você também e de todas as bazarentas.

    ResponderExcluir
  3. Se já te admirava antes de ler este texto, imagina agora. Vc é uma mulher de garra Russa.
    Estou morrendo de saudades.

    ResponderExcluir