Seminário realizado em Curitiba vai debater a valorização da educação a nível nacional
Nos dias 23, 24 e 25 de maio, professores, alunos e deputados se reunirão na Assembleia Legislativa do Paraná para um evento inédito, o Seminário da Educação Básica. Nesses dias serão realizadas mesas redondas e debates sobre a Lei 13.415 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis de Trabalho e ainda institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; a Base Nacional Comum Curricular também será discutida.
O Centro Universitário Internacional Uninter e a Alep se juntam pela primeira vez para promover esse encontro. “Está mais do que na hora de colocarmos a educação em primeiro plano e falar sobre as melhorias que ainda podem ser feitas com a ajuda dos próprios educadores”, explica Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação da Uninter e presidente do seminário.
De acordo com Marlus Geronasso, professor e secretário geral do evento, é nessa fase do ensino fundamental que o processo cognitivo dos jovens é formado e o aprendizado vai impactar diretamente suas vidas, tanto no âmbito acadêmico, pessoal e profissional.
O evento é gratuito e os participantes ganharão certificação de horas extracurriculares. As inscrições devem ser feitas no link www.uninter.com/extensao.
Programação
23 de maio
18h até 20h – Solenidade de abertura – Participação dos Deputados, UNINTER e entidades convidadas;
18h até 19h – Palestra de abertura: professor Eduardo Deschamps – presidente do Conselho Nacional de Educação
8h30 até 12h – Discussão das temáticas específicas da BNCC (área das Ciências da Natureza, área das Ciências Humanas, área das Linguagens, área da Matemática e área de Formação Profissional).
13h30 até 17h – Elaboração de propostas de organização curricular do Estado do Paraná nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Formação Profissional;
16h até 18h – Apresentação das propostas em plenária e 10h30 até 12h – Plenária Maior – Mesa Redonda deliberativa sob a condução da professora Dinamara Pereira Machado e do professor Marlus Humberto Geronasso.
9h – Audiência Pública coordenada pela Comissão de Educação da ALEP com participação das entidades convidadas.
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
MAIS INFORMAÇÕES
Lorena Oliva Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário